Acções didáctica para o ensino-aprendizagem da Educação Física. Escola Primária “Albert Einstein”, República de Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.51247/st.v5iS2.278Palabras clave:
Ensino diferenciado, Educação Física, ações didáticasResumen
As classes da disciplina de Educação Física, serve para a formação integral do aluno; permite o desenvolvimento de habilidades técnicas e habilidades físicas. Seu ensino de forma diferenciada baseia-se na dosagem dos conteúdos, meios e atividades de acordo com a capacidade de cada aluno e do grupo. Com o objetivo de desenhar ações didáticas para o processo de ensino-aprendizagem diferenciado da Educação Física na escola primária "Albert Einstein", esta pesquisa experimental foi desenvolvida com um grupo controle e provas de entrada e saída, com base na experimentação de métodos, observação científica, revisão de literatura, analítico-sintético, indutivo-dedutivo, sistêmico-estrutural e estatístico. Entre os principais resultados, entende-se que o ensino diferenciado permitiu que os alunos assimilassem a técnica esportiva com maior fluência, de acordo com a real capacidade de trabalho de cada subgrupo de turma. Ao final do processo de ensino-aprendizagem de cada esporte, os alunos demonstraram domínio do conteúdo e das habilidades físicas.
Descargas
Citas
Addine Fernández, F. (2013). Didáctica general y didáctica en la educación superior pedagógica. La Habana: Pueblo y Educación.
Arrieta Mas, Y. (2020). Pronóstico organizativo para la dinámica del máximo consumo de oxígeno en el estilo libre de la natación en la categoría escolar 13-14 años. En: Osniel Echevarría Ramírez, Yerenis Tamayo Rodríguez y Bernardo Jeffers Duarte. (2020). Educación & Pedagogía VII. Contextualización investigativa en la Educación, Cultura Física y el Deporte V. (pp. 224-248). New York: SELLO Editorial REDIPE
Benítez, J. E. M., Cabay, L. C. C., & Encalada, V. D. G. (2017). Formación inicial del docente de educación física y su desempeño profesional. EmásF: revista digital de educación física (48), 83-95. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6121667
Castro Marcelo R., Quiñones Reyna D. & Jeffers Duarte, B. (2013). Enfoque holístico perceptivo en la enseñanza-aprendizaje del atletismo a través del juego. http://revistas.ojs.es/index.php/didascalia
Deler, P. (2017). Acciones metodológicas de educación física centrada en el aprendizaje. https://www.efdeportes.com/efd.234.
De Quesada Varona, M., Nápoles Gómez, T., Morrero Gorra, S., & Morejón de Quesada, J. C. (2020). La labor educativa de los docentes del año en la formación del profesional de Cultura Física. Sociedad & Tecnología, 3(1), 18–23. https://doi.org/10.51247/st.v3i1.54
Echevarría Ramírez, O. & Tamayo Rodríguez Y. S. (2018). Estrategia para el seguimiento y control del talento deportivo en Las Tunas. New York: Editorial SELLO Editorial REDIPE.
Echevarría Ramírez, O., Tamayo Rodríguez, Y. & Jeffers Duarte, B. (2020). Contextualización investigativa en la Educación, Cultura Física y el Deporte V. New York: SELLO Editorial REDIPE
Espada, M., Fernández, M., & Calero, J. C. (2019). Validación de la versión española del Cuestionario de uso y percepción del espectro de estilos de enseñanza en educación física. Revista mexicana de investigación educativa, 24(80), 271-285.
Espinoza Freire, E. E. (2020). La investigación cualitativa, una herramienta ética en el ámbito pedagógico. Conrado, 16(75), 103-110.
Espinoza Freire, E. E., & Campuzano Vásquez, J. A. (2019). La formación por competencias de los docentes de educación básica y media. Conrado, 15(67), 250-258.
Fuentes Jordán, R., & Bestard Revilla, A. (2021). La recreación física como contenido educativo en el contexto comunitario. Sociedad & Tecnología, 4(1), 47–55. https://doi.org/10.51247/st.v4i1.75
Gamboa Graus, M. (2020). La Zona de Desarrollo Próximo como base de la pedagogía desarrolladora. En: Osniel Echevarría Ramírez, Yerenis Tamayo Rodríguez y Bernardo Jeffers Duarte. (2020). Educación & Pedagogía VII. Contextualización investigativa en la Educación, Cultura Física y el Deporte V. (pp. 137-149). New York: SELLO Editorial REDIPE.
Guamán Gómez, V. J., Espinoza Freire, E. E., & Serrano Polo, O. R. (2019). El currículum basado en las competencias básicas del docente (Revisión). Revista científica Olimpia, 14(43), 81-89. Recuperado a partir de https://revistas.udg.co.cu/index.php/olimpia/article/view/1007
García, D. (2012). Bases científico-metodológicas del entrenamiento deportivo (1. ª Edición). Estados Unidos: Editorial Académica Española.
García, N., A. (2016). Área de Psicología de la Real Federación Española de Atletismo: programación y desempeño profesional. Cuadernos de Psicología del Deporte, 16(1), 251-258. http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1578-84232016000100023&lng=es&nrm=iso&tlng=es
Hernández Simón, L., Frómeta Moreira, N., Caballero Riera, L. O., & León Reyes, B. B. (2020). El desempeño profesional pedagógico de los entrenadores de levantamiento de pesas con adolescentes limitados físicos motores. Sociedad & Tecnología, 3(1), 10–18. https://doi.org/10.51247/st.v3i1.53
Jiménez, C. G., Martínez, A. G., & López, M. A. (2018). Propuesta de indicadores de la Responsabilidad Social Universitaria conforme a la guía G4 del GRI: el caso de la Universidad de Córdoba. CIRIEC-España, revista de economía pública, social y cooperativa, 0(87), 103-137. https://doi.org/10.7203/CIRIEC-E.87.6861
Martí, P. J. (1975.). Obras Completas. La Habana: Ciencias Sociales. tomo 21.
Menéndez, S. (2006). Un enfoque productivo en la clase de Educación Física. La Habana: Editorial Deportes.
Mosston, M. I., & Ashworth, S. (2001). Los estilos de enseñanza en educación física. La reforma de los estilos de enseñanza. Barcelona: Hispano Europea.
Peñaloza, L. S. J., Russo, C. A., & Ortiz, P. M. G. (2018). Herramienta informática para el vaciado de la evaluación al desempeño pedagógico de los docentes de educación física. Revista Con-Ciencias del Deporte, 1(1), 239-252. http://150.187.216.84/revista/index.php/rccd/article/view/508
Piaget, J. (1985). El nacimiento de la inteligencia en el niño. Barcelona.
Romero Frómeta, E. (2000). La enseñanza de la técnica. En: Programa de Enseñanza de Atletismo para la categoría 8-12 años. Ciudad de la Habana, Ed. Unidad Impresora “José, A, Huelga.”
________________ (2003). Guía de estudio. Atletismo. La Habana, ISCF Manuel Fajardo.
Ruiz Aguilera, A. (1981). Gimnasia básica. La Habana: Pueblo Educación.
____________ (2016). Teoría y metodología de la educación física y el deporte escolar. La Habana, Cuba: Editorial Pueblo y Educación.
Suárez, O., Hernández, P. A. M., & Iglesias, M. M. (2017). El desempeño profesional docente metodológico del profesor de Educación Física. Propuesta de indicadores para su medición. PODIUM: Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 12(2), 115-127. http://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/719/html
Vygotsky, L. S. (1982). Pensamiento y lenguaje. La Habana: Pueblo y Educación.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Arminda Cyrne Garrine Neves, Rolando Castro Marcelo, Edecio Pérez Guerra

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.














