Acções didáctica para o ensino-aprendizagem da Educação Física. Escola Primária “Albert Einstein”, República de Moçambique

Autores/as

  • Arminda Cyrne Garrine Neves Federación de Atletismo de Mozambique.
  • Rolando Castro Marcelo Federación de Atletismo de Mozambique
  • Edecio Pérez Guerra Instituto Nayarita de Cultura Física y Deporte, Nayarit, México y Universidad de Baja California.

DOI:

https://doi.org/10.51247/st.v5iS2.278

Palabras clave:

Ensino diferenciado, Educação Física, ações didáticas

Resumen

As classes da disciplina de Educação Física, serve para a formação integral do aluno; permite o desenvolvimento de habilidades técnicas e habilidades físicas. Seu ensino de forma diferenciada baseia-se na dosagem dos conteúdos, meios e atividades de acordo com a capacidade de cada aluno e do grupo. Com o objetivo de desenhar ações didáticas para o processo de ensino-aprendizagem diferenciado da Educação Física na escola primária "Albert Einstein", esta pesquisa experimental foi desenvolvida com um grupo controle e provas de entrada e saída, com base na experimentação de métodos, observação científica, revisão de literatura, analítico-sintético, indutivo-dedutivo, sistêmico-estrutural e estatístico. Entre os principais resultados, entende-se que o ensino diferenciado permitiu que os alunos assimilassem a técnica esportiva com maior fluência, de acordo com a real capacidade de trabalho de cada subgrupo de turma. Ao final do processo de ensino-aprendizagem de cada esporte, os alunos demonstraram domínio do conteúdo e das habilidades físicas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Addine Fernández, F. (2013). Didáctica general y didáctica en la educación superior pedagógica. La Habana: Pueblo y Educación.

Arrieta Mas, Y. (2020). Pronóstico organizativo para la dinámica del máximo consumo de oxígeno en el estilo libre de la natación en la categoría escolar 13-14 años. En: Osniel Echevarría Ramírez, Yerenis Tamayo Rodríguez y Bernardo Jeffers Duarte. (2020). Educación & Pedagogía VII. Contextualización investigativa en la Educación, Cultura Física y el Deporte V. (pp. 224-248). New York: SELLO Editorial REDIPE

Benítez, J. E. M., Cabay, L. C. C., & Encalada, V. D. G. (2017). Formación inicial del docente de educación física y su desempeño profesional. EmásF: revista digital de educación física (48), 83-95. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6121667

Castro Marcelo R., Quiñones Reyna D. & Jeffers Duarte, B. (2013). Enfoque holístico perceptivo en la enseñanza-aprendizaje del atletismo a través del juego. http://revistas.ojs.es/index.php/didascalia

Deler, P. (2017). Acciones metodológicas de educación física centrada en el aprendizaje. https://www.efdeportes.com/efd.234.

De Quesada Varona, M., Nápoles Gómez, T., Morrero Gorra, S., & Morejón de Quesada, J. C. (2020). La labor educativa de los docentes del año en la formación del profesional de Cultura Física. Sociedad & Tecnología, 3(1), 18–23. https://doi.org/10.51247/st.v3i1.54

Echevarría Ramírez, O. & Tamayo Rodríguez Y. S. (2018). Estrategia para el seguimiento y control del talento deportivo en Las Tunas. New York: Editorial SELLO Editorial REDIPE.

Echevarría Ramírez, O., Tamayo Rodríguez, Y. & Jeffers Duarte, B. (2020). Contextualización investigativa en la Educación, Cultura Física y el Deporte V. New York: SELLO Editorial REDIPE

Espada, M., Fernández, M., & Calero, J. C. (2019). Validación de la versión española del Cuestionario de uso y percepción del espectro de estilos de enseñanza en educación física. Revista mexicana de investigación educativa, 24(80), 271-285.

Espinoza Freire, E. E. (2020). La investigación cualitativa, una herramienta ética en el ámbito pedagógico. Conrado, 16(75), 103-110.

Espinoza Freire, E. E., & Campuzano Vásquez, J. A. (2019). La formación por competencias de los docentes de educación básica y media. Conrado, 15(67), 250-258.

Fuentes Jordán, R., & Bestard Revilla, A. (2021). La recreación física como contenido educativo en el contexto comunitario. Sociedad & Tecnología, 4(1), 47–55. https://doi.org/10.51247/st.v4i1.75

Gamboa Graus, M. (2020). La Zona de Desarrollo Próximo como base de la pedagogía desarrolladora. En: Osniel Echevarría Ramírez, Yerenis Tamayo Rodríguez y Bernardo Jeffers Duarte. (2020). Educación & Pedagogía VII. Contextualización investigativa en la Educación, Cultura Física y el Deporte V. (pp. 137-149). New York: SELLO Editorial REDIPE.

Guamán Gómez, V. J., Espinoza Freire, E. E., & Serrano Polo, O. R. (2019). El currículum basado en las competencias básicas del docente (Revisión). Revista científica Olimpia, 14(43), 81-89. Recuperado a partir de https://revistas.udg.co.cu/index.php/olimpia/article/view/1007

García, D. (2012). Bases científico-metodológicas del entrenamiento deportivo (1. ª Edición). Estados Unidos: Editorial Académica Española.

García, N., A. (2016). Área de Psicología de la Real Federación Española de Atletismo: programación y desempeño profesional. Cuadernos de Psicología del Deporte, 16(1), 251-258. http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1578-84232016000100023&lng=es&nrm=iso&tlng=es

Hernández Simón, L., Frómeta Moreira, N., Caballero Riera, L. O., & León Reyes, B. B. (2020). El desempeño profesional pedagógico de los entrenadores de levantamiento de pesas con adolescentes limitados físicos motores. Sociedad & Tecnología, 3(1), 10–18. https://doi.org/10.51247/st.v3i1.53

Jiménez, C. G., Martínez, A. G., & López, M. A. (2018). Propuesta de indicadores de la Responsabilidad Social Universitaria conforme a la guía G4 del GRI: el caso de la Universidad de Córdoba. CIRIEC-España, revista de economía pública, social y cooperativa, 0(87), 103-137. https://doi.org/10.7203/CIRIEC-E.87.6861

Martí, P. J. (1975.). Obras Completas. La Habana: Ciencias Sociales. tomo 21.

Menéndez, S. (2006). Un enfoque productivo en la clase de Educación Física. La Habana: Editorial Deportes.

Mosston, M. I., & Ashworth, S. (2001). Los estilos de enseñanza en educación física. La reforma de los estilos de enseñanza. Barcelona: Hispano Europea.

Peñaloza, L. S. J., Russo, C. A., & Ortiz, P. M. G. (2018). Herramienta informática para el vaciado de la evaluación al desempeño pedagógico de los docentes de educación física. Revista Con-Ciencias del Deporte, 1(1), 239-252. http://150.187.216.84/revista/index.php/rccd/article/view/508

Piaget, J. (1985). El nacimiento de la inteligencia en el niño. Barcelona.

Romero Frómeta, E. (2000). La enseñanza de la técnica. En: Programa de Enseñanza de Atletismo para la categoría 8-12 años. Ciudad de la Habana, Ed. Unidad Impresora “José, A, Huelga.”

________________ (2003). Guía de estudio. Atletismo. La Habana, ISCF Manuel Fajardo.

Ruiz Aguilera, A. (1981). Gimnasia básica. La Habana: Pueblo Educación.

____________ (2016). Teoría y metodología de la educación física y el deporte escolar. La Habana, Cuba: Editorial Pueblo y Educación.

Suárez, O., Hernández, P. A. M., & Iglesias, M. M. (2017). El desempeño profesional docente metodológico del profesor de Educación Física. Propuesta de indicadores para su medición. PODIUM: Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 12(2), 115-127. http://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/719/html

Vygotsky, L. S. (1982). Pensamiento y lenguaje. La Habana: Pueblo y Educación.

Descargas

Publicado

2022-08-04

Cómo citar

Garrine Neves, A. C., Castro Marcelo, R., & Pérez Guerra, E. (2022). Acções didáctica para o ensino-aprendizagem da Educação Física. Escola Primária “Albert Einstein”, República de Moçambique. Sociedad & Tecnología, 5(S2), 402–414. https://doi.org/10.51247/st.v5iS2.278