Cultura de paz ou cultura adversária na comarca do cantão de Loja?

Autores

  • Verónica Patricia Urrutia Santillán Universidad Tecnológica Indoamérica
  • Alexandra Anabel Jaramillo León Universidad Tecnológica Indoamérica

DOI:

https://doi.org/10.51247/st.v4iS2.171

Palavras-chave:

Cultura adversária, cultura de paz, conflito

Resumo

2112 / 5000   Resultados de traducción O objetivo deste trabalho é analisar a Mediação como forma alternativa de resolução de conflitos, em particular no Direito da Família na Comarca de Cantão de Loja. Através de uma metodologia quantitativo-qualitativa sistematizada através de métodos exegéticos, análise documental, revisão bibliográfica, histórico-lógica e estatística, bem como através de técnicas de survey e entrevistas, os resultados obtidos são descritos e refletidos, que mostram que a cultura de paz Como alternativa método de resolução de conflitos, está ganhando ampla aceitação em disputas que surgem em questões de direito da família; concluindo que no cantão de Loja, os cidadãos e os advogados preferem uma cultura de paz, ocupando os serviços dos centros de mediação em matéria de direito da família, pois confiam neles pela sua agilidade, economia de recursos e porque as partes chegam a soluções pacíficas. Alternativa que, com pleno reconhecimento jurídico, permite descongestionar a carga judicial.O objetivo deste trabalho é analisar a Mediação como forma alternativa de resolução de conflitos, em particular no Direito da Família na Comarca de Cantão de Loja. Através de uma metodologia quantitativo-qualitativa sistematizada através de métodos exegéticos, análise documental, revisão bibliográfica, histórico-lógica e estatística, bem como através de técnicas de survey e entrevistas, os resultados obtidos são descritos e refletidos, que mostram que a cultura de paz Como alternativa método de resolução de conflitos, está ganhando ampla aceitação em disputas que surgem em questões de direito da família; concluindo que no cantão de Loja, os cidadãos e os advogados preferem uma cultura de paz, ocupando os serviços dos centros de mediação em matéria de direito da família, pois confiam neles pela sua agilidade, economia de recursos e porque as partes chegam a soluções pacíficas. Alternativa que, com pleno reconhecimento legal, permite descongestionar a carga judicial.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Asamblea Nacional Constituyente (20 de octubre de 2008). Constitución de la República de Ecuador. Registro Oficial N° 449 de 20 de octubre de 2008. Quito. Ecuador.

Asamblea Nacional (22 de mayo de 2015). Código Orgánico General de Procesos. Registro Oficial del Gobierno del Ecuador N° 506. Quito. Ecuador.

Becerra, R. (2010) El arbitraje en equidad, Criterio Jurídico, 10, (01), 91-113.

Brandoni, F. (2017). Conflictos en la escuela: manual de negociación y mediación para docentes. http://www.eduntref.com.ar/magento/pdf/conflictos-en-la-escuela-digital.pdf

Bobbio, N. (1987), El problema de la guerra y las vías de paz, Editorial Gedisa.

Comisión de Legislación y Codificación (14 de diciembre de 2006). Ley de Arbitraje y Mediación. Codificación 14. Registro Oficial 417.

Congreso Nacional (19 de junio de 2015). Código Civil. Registro Oficial Suplemento 46. Quito. Ecuador.

Congreso Nacional (2014). Código de la Niñez y Adolescencia. Ley 100. Modificaciones. Registro Oficial 737 República del Ecuador.

Consejo de la Judicatura (27 de diciembre del 2013) Resolución Nro. 208-2013. Instructivo de Registro de Centros de Mediación

Consejo de la Judicatura (2 de febrero del 2015) Resolución 014-2015. Reglamento de fijación de costos del servicio de mediación en el Centro de Mediación de la Función Judicial.

Consejo de la Judicatura (08 de septiembre del 2016) Resolución Nro. 145-2016. Instructivo para la derivación de causas judiciales a centros de mediación y ejecución de actas de mediación.

Consejo de la Judicatura (20 de febrero del 2018). Resolución Nro. 26-2018. Instructivo de registro y funcionamiento de centros de mediación.

Consejo de la Judicatura (22 de abril de 2020) Resolución Nro. 039-2020. Directrices para la atención de audiencias de mediación y arbitraje a través de medios telemáticos, videoconferencias, teleconferencia u otros medios.

Correa-Requena, J. (2016). El rol de la mediación en la solución de los conflictos escolares en los establecimientos educativos de nivel medio en el Cantón Huaquillas de la Provincia de El Oro, durante los períodos lectivos 2011-2013. Universidad Andina Simón Bolívar Sede Ecuador. http://repositorio.uasb.edu.ec/bitstream/10644/4935/1/T1912-MGE-Correa-Elrol.pdf

Coser L., (1961), Las funciones del conflicto social, Fondo de Cultura Económica.

Espinoza Freire, E. E. (2020). La búsqueda de información científica en las bases de datos académicas. Revista Metropolitana de Ciencias Aplicadas, 3(1), 31-35.

Fuquen M., (2003), Los conflictos y las formas alternativas de resolución, Revista de Humanidades, Tabula Rasa, 265-278.

Haro Salas, M. F., & Villacrés Salas, M. P. (2021). Los principios del Derecho Administrativo: su positivización. Sociedad & Tecnología, 4(S1), 61–75. https://doi.org/10.51247/st.v4iS1.114

Lasarte C. (2009) Principios de Derecho Civil. Marcial Pons. Madrid, Barcelona, Buenos aires.

López Moya, D. F. (2021). Las políticas públicas como garantía de los derechos fundamentales. Sociedad & Tecnología, 4(S1), 44–60. https://doi.org/10.51247/st.v4iS1.113

Lozano, A., Gutiérrez, P. & Martínez, R. (2018). La mediación educativa como Cultura de paz. Revista de Cultura de Paz. 2, 125-145.

Miranzo de Mateo, S. (2010). Quienes somos a dónde vamos…orígenes y evolución del concepto de emaciación. Derecho Agrario Argentino. Pastorino. https://es.scribd.com/document/399591583/Derecho-Agrario-Argentino-Pastorino

Organización de las Naciones Unidas (1999). Declaración y Programa de Acción sobre una Cultura de Paz.

Orozco, G. (2015), Tratado de Mediación en la Resolución de conflictos, Editorial Tecnos.

Parra, J. (2017). Derecho de Familia, Editorial Temis.

Pérez, J., (2015). Cultura de paz y resolución de conflictos: la importancia de la mediación en la construcción de un estado de paz. Universidad Autónoma Indígena de México. México. Revista Ra Ximhai.

Pinto da Costa, E. (2017). Mediación escolar: un estudio de caso en Portugal. Instituto de Mediação da Universidad e Lusófona do Porto (IMULP). https://fmm2017.openum.ca/files/sites/89/2017/06/Maria-Elisabete-GUEDES-PINTO-DA-COSTA-Pdf.pdf

Pleno de la Comisión Legislativa y de Fiscalización (9 de marzo de 2009). Código Orgánico de la Función Judicial. Registro Oficial Suplemento 544. Quito. Ecuador.

Redrobán Barreto, W. E. (2021). Los Principios del Estado Constitucional de Derechos y Justicia en el procedimiento legislativo en Ecuador. Sociedad & Tecnología, 4(S1), 226–239. https://doi.org/10.51247/st.v4iS1.131

Serrano, G., López, C., & Mirón, L., (2006). Características de los mediadores y éxitos de la mediación. Anuario de Psicología Juridica, 75-88.

Viana Orta, M. (2011). La mediación en el ámbito educativo en España. Estudio comparado entre Comunidades Autónomas. Valencia: Universidad de Valencia.

Viana Orta, M. (2015). La Mediación: Orígenes, ámbitos de aplicación y concepto. (Diploma de formación de personas mediadoras en contextos educativos: La mediación en la escuela y en la red. Curso 2014-2015). https://core.ac.uk/download/pdf/71032606.pdf

Villanueva A. (2018) La constitucionalización de la mediación: el caso de Ecuador. Instituto de Cultura Jurídica y Maestría en Sociología Jurídica. FCJ y S. UNLP.

Publicado

2021-10-29

Como Citar

Cultura de paz ou cultura adversária na comarca do cantão de Loja?. (2021). Sociedade E Tecnologia, Especial, 577-592. https://doi.org/10.51247/st.v4iS2.171

Artigos Similares

1-10 de 456

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)