Relevância da carreira de Contabilidade: perceções de graduados e empregadores em Machala
DOI:
https://doi.org/10.51247/st.v7iS1.494Palavras-chave:
pertinencia, contabilidad y auditoría, percepción, ANOVA, T-StudentResumo
A relevância da carreira contabilística é crucial para que os profissionais possuam sólidos conhecimentos teóricos e competências práticas necessárias para enfrentar a dinâmica do mercado. Este estudo avalia como a carreira de Contabilidade na Universidade Técnica de Machala se alinha com as necessidades do ambiente e as expectativas da sociedade, considerando as perceções dos graduados e dos empregadores. Com uma abordagem descritiva, exploratória e correlacional, e utilizando um desenho transversal não experimental, foram aplicados inquéritos a 600 indivíduos, incluindo licenciados e empregadores. Os dados foram analisados através de tabelas de frequências, gráficos de barras e testes inferenciais (ANOVA, qui-quadrado, t de Student). Os resultados indicam que a carreira é percecionada como relevante por ambos os grupos. Os diplomados demonstraram grande satisfação pela sua formação e os empregadores valorizaram a sua preparação prática e teórica. No entanto, foram identificadas áreas de melhoria na adoção de tecnologias e ferramentas de análise de dados. As análises inferenciais revelaram que não existem diferenças significativas entre as perceções dos diplomados e dos empregadores, sugerindo homogeneidade nas perceções. A formação contínua não influenciou significativamente a satisfação profissional, realçando a solidez da formação inicial. Concluindo, a carreira de Contabilidade é adequada, embora devam ser consideradas melhorias tecnológicas e formação contínua.
Downloads
Referências
Banco Mundial. (1995). Higher Education. The Lesson of Experience. Washington DC.: The World Bank.
Bertinetto, C., Engel, J., & Jansen, J. (2020). ANOVA simultaneous component analysis: A tutorial review. Analytica Chimica Acta: X, 6, 1-77. doi:https://doi.org/10.1016/j.acax.2020.100061
Brito, J., Ferreiro, V., & Garambullo, A. (2017). Evaluación de la pertinencia y calidad del programa educativo de licenciatura en contaduría: estudio de empleadores y egresados. RIDE Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, 8(15), 1-28. doi:10.23913/ride.v8i15.301
Buenaño, J., & Maldonado, B. (2015). Estudio de pertinencia de las carreras afines al área administrativa de la Universidad de las Fuerzas Armadas-ESPE. Revista Ciencia UNEMI, 8(15), 69 -82. Obtenido de http://repositorio.unemi.edu.ec/bitstream/123456789/3100/1/ESTUDIO%20DE%20PERTINENCIA%20DE%20LAS%20CARRERAS%20AFINES%20AL%20%c3%81REA%20ADMINISTRATIVA%20DE%20LA%20UNIVERSIDAD%20DE%20LAS%20FUERZAS%20ARMADAS-ESPE.pdf
Cadena, P., Rendón, R., Aguilar, J., Salinas, E., de la Cruz, F., & Sangerman, D. (2017). Métodos cuantitativos, métodos cualitativos o su combinación en la investigación: un acercamiento en las ciencias sociales. Revista Mexicana de Ciencias Agrícolas, 8(7), 1603-1617. Obtenido de https://www.redalyc.org/pdf/2631/263153520009.pdf
Cantor, L., Mejía, D., Merizalde, M., & Acosta, J. (2023). La Responsabilidad Social Empresarial y su aplicación desde la perspectiva del Contador Público. Revista Colombiana de Contabilidad, 11(22), 1-14. doi:https://doi.org/10.56241/asf.v11n22.292
Fernández, H. (2021). ¿Desaparecerá la profesión de contabilidad a causa de la tecnología? Mitos y realidades contemporáneas. Actualidad Contable FACES, 24(42), 113-124. doi:https://doi.org/10.53766/ACCON/2021.42.04
González, C., Puerta, V., & Chamorro, C. (2021). Principales retos de la profesión contable desde las perspectivas económica, digital y científica. Visión contable(24), 31-57. doi:https://doi.org/10.24142/rvc.n24a3
Haro, O., & Barreno, S. (2017). Pertinencia social y demanda ocupacional de la carrera de Pedagogía de la Historia y las Ciencias Sociales de la Universidad Central del Ecuador. Revista Publicando, 4(11), 670-689.
Herbas, B., & Rocha, R. (noviembre de 2018). Metodología científica para la realización de investigaciones de mercado e investigaciones sociales cuantitativas. Revista Perspectivas(42), 123-160. Obtenido de http://www.scielo.org.bo/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1994-37332018000200006&lng=es&nrm=iso
Hernández, C., & Carpi, N. (2019). Introducción a los tipos de muestreo. Alerta, 2(1), 75-79. doi:https://doi.org/10.5377/alerta.v2i1.7535
Hernández, C., Losada, N., & Orozco, D. (2019). La influencia de la contabilidad creativa en la ética profesional del contador público. Revista de Investigación, Desarrollo e Innovación, 10(1), 53-65. doi:Revista de Investigación, Desarrollo e Innovación
Hernández, R., Fernández, C., & Baptista, M. (2014). Definición del alcance de la investigación que se realizará: exploratorio, descriptivo, correlacional o explicativo. En R. Hernández, C. Fernández, & M. Baptista, Metología de la investigación (págs. 89-155). México D.F.: McGraw-Hill.
Martínez, C. (2015). Investigación Descriptiva: Tipos y Características. México: Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo.
Otzen, T., & Manterola, C. (2017). Técnicas de Muestreo sobre una Población a Estudio. International Journal of Morphology, 35(1), 227-232. doi:http://dx.doi.org/10.4067/S0717-95022017000100037
Robles, A., Torres, I., & Robles, A. (2018). Pertinencia de la carrera Licenciatura en Ciencias de la Educación de la Universidad Estatal de Milagro, Ecuador. Universidad y Sociedad, 10(5), 140-146. Obtenido de http://scielo.sld.cu/pdf/rus/v10n5/2218-3620-rus-10-05-140.pdf
Roque, Y., Gafas, C., Herrera, A., Salazar, Y., Betancourt, C., & Figueredo, K. (2018). Pertinencia de la formación académica de enfermería. Universidad Nacional de Chimborazo. Ecuador. Educación Médica, 19(2), 73-78. doi:10.1016/j.edumed.2017.04.010
Salamea, R., & Cedillo-Chalaco, L. (2021). Hábitos de estudio y motivación para el aprendizaje en estudiantes universitarios. INNOVA Research Journal, 6(3.1), 94-113. doi:https://doi.org/10.33890/innova.v6.n3.1.2021.1858
Salamea, R., Campoverde, S., Cedillo-Chalaco, L., & Campuzano, J. (2021). Problemáticas de la docencia universitaria ecuatoriana en tiempos de COVID-19. INNOVA Research Journal, 6(2), 105-116. doi:105-116
Sánchez, A., & Murillo, A. (Julio-Diciembre de 2021). Enfoques metodológicos en la investigación histórica: cuantitativa, cualitativa y comparativa. Debates por la Historia, 9(2), 147-181. Obtenido de https://www.redalyc.org/journal/6557/655769223006/655769223006.pdf
Sánchez, O., & Valenzuela, G. (2018). Aportaciones para los estudios de pertinencia en la educación superior. Un camino hacia la calidad. Debates en Evaluación y Currículum/Congreso Internacional de Educación Currículum 2017, (págs. 1-13).
Tamayo, M., & Cerda, M. (2018). El rol de la pertinencia en la evaluación de carreras universitarias en el Ecuador. Revista Ciencias Pedagógicas e Innovación, 5(3), 1-9. doi:10.26423/rcpi.v5i3.145
UNESCO. (2016). Calidad y pertinencia. Obtenido de Educación superior para todas las personas: https://www.iesalc.unesco.org/calidad-y-pertinencia/
Zapata, M. (2016). Habilidades y prácticas de estudio en la educación contable - El enfoque de las habilidades en la formación del contador. Contaduría Universidad De Antioquia(43), 93-112. doi:https://doi.org/10.17533/udea.rc.25660
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Néstor Daniel Gutiérrez-Jaramillo, Milca Naara Orellana-Ulloa, Marcia Esther Jarrín-Salcan

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.














