Estratégia de ensino lúdica para aprendizagem de cálculo com operações básicas no sétimo ano

Autores

  • Alisson Viviana Córdova-Carrasco Universidad Bolivariana del Ecuador
  • Johanna Alexandra Galeas-Cadena Universidad Bolivariana del Ecuador
  • Gregory Edison Naranjo-Vaca Universidad Bolivariana del Ecuador

DOI:

https://doi.org/10.51247/st.v7iS1.489

Palavras-chave:

processo de ensino-aprendizagem de matemática, cálculo com operações básicas, estratégias lúdicas de ensino

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida na Unidade Educacional Fiscomisional “Tirso de Molina” com o objetivo de desenvolver uma estratégia didática lúdica para melhorar a aprendizagem do cálculo com operações básicas na sétima série da EGB, uma proposta de solução para o Problema científico formulado: Como aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem de cálculo com operações básicas no sétimo ano (EGB)? Isso foi motivado pela identificação, na prática pedagógica profissional dos autores, de insuficiências na aprendizagem de cálculo, causadas fundamentalmente por conta. à utilização de métodos tradicionais de ensino e ao aproveitamento insuficiente do potencial didático do jogo. A pesquisa classifica-se como aplicada, com escopo descritivo e exploratório e abordagem mista; Seu design não é experimental. Para o seu desenvolvimento foram utilizados diferentes métodos, incluindo observação, análise documental, entrevistas semiestruturadas e testes pedagógicos. Como resultado, confirmou-se a eficácia das estratégias lúdicas de ensino para o ensino de Matemática em geral e de Cálculo com operações básicas em particular, e confirmaram-se as possibilidades de sua generalização na instituição investigada ou em outras instituições similares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alcívar, F. M. & Cevallos, H. A. (2023) Estrategia didáctica para mejorar el dominio de las operaciones básicas matemáticas en Educación Básica Media. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar 7 (6) 8490-8503 https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v7i6.9381

Aristizábal, J. H., Colorado, H. T. & Gutiérrez, H. (2016) El juego como una estrategia didáctica para desarrollar el pensamiento numérico en las cuatro operaciones básicas. Revista Sophia 12 (1) 117-125

Arrieta, C. & Conde, G. (2022) Mediación lúdica para fortalecer el pensamiento numérico por medio de la resolución de problemas. Tesis de maestría.

Candray J. C. (2021) Concepciones docentes acerca de los errores que cometen los estudiantes al resolver operaciones básicas con fracciones Revista Paradigma, Vol. LXII, Nro. 1; 130 – 155

Cárdenas, S. M., Loor. M. M., Fernández, K. L. & Ortiz, W. (2024). Estrategia didáctica para fortalecer el proceso de enseñanza-aprendizaje de las operaciones de adición y sustracción en los estudiantes de segundo grado del subnivel elemental. Maestro y Sociedad, 21(1), 300-312. https://maestroysociedad.uo.edu.cu

Castillo, M., Campoverde, M., Monserrath, S., & Riera, J.(2023)Estrategias metodológicas direccionadas a potencializar el cálculo mental como una herramienta para mejorar el desempeño académico en la educación general básica Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar 7(3) https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v7i3.7001

Castro, V. (2022). Estrategia didáctica para la comprensión de operaciones básicas de cálculo numérico. Master's thesis, Jipijapa-UNESUM.

Coronado, A (2014) Estudio de prevalencia de dificultades de aprendizaje en el cálculo aritmético. Bordón Revista de pedagogía. 66(3) 39-59 DOI: 10.13042/Bordon.2014.66303

Cupuerán, E. R. (2023) La gamificación como estrategia didáctica innovadora para la enseñanza de las matemáticas en básica superior. Tesis de maestría.

Gómez, B (1995) Tipología de los errores en el cálculo mental. Un estudio en el contexto educativo. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas 13 (3), 313-325

Guevara G. A., Madariaga, L., Reyes, C. &. Zuleta, C. (2023) Gamificación para el desarrollo del aprendizaje de las operaciones matemáticas en tercero básico. Información Tecnológica 34(4), 31-44 http://dx.doi.org/10.4067/S0718-07642023000400031

Gibert, R. P., Naranjo, G. E., Siza, S. F. y Gorina, A. (2023). Enseñanza de la Matemática: tendencias didácticas y tecnológicas desde la Educación 4.0. Maestro y Sociedad, 21(1), 1-12. https://maestroysociedad.uo.edu.cu

Hidalgo, E (2019) Tesis de grado. Tesis cd.pdf (uti.edu.ec) http://repositorio.uti.edu.ec//handle/123456789/1298

Jurado L. J., Salcedo, G. P. & Díaz, C. M. (2024). Estrategia didáctica con enfoque de gamificación para el fortalecimiento del aprendizaje en operaciones básicas de matemáticas en estudiantes de quinto grado del Instituto de Promoción Agropecuaria I.P.A Tame, Arauca. Tesis de maestría.

MINEDUC. (2016). Currículo de los niveles de educación Obligatoria. https://educacion.gob.ec/wpcontent/uploads/downloads/2016/03/Curriculo1.pdf

Tipanguano, S. (2017). Las estrategias lúdicas en el desarrollo del aprendizaje significativo en el área de Matemática en los estudiantes de segundo grado de Educación General Básica Tesis de grado. Quinatoa 0503625394.docx (uta.edu.ec)

Azúa, M., & Pincay, E. G. (2019) El juego: actividad lúdico-educativa que fomenta el aprendizaje significativo de operaciones básicas matemáticas. Dominio de las Ciencias 5(1), 377-393

Guzmán, A., Ruiz, J., & Sánchez, G. (2021). Estrategias pedagógicas para el aprendizaje de las operaciones matemáticas básicas sin calculadora. Ciencia y Educación 5(1) 55-74 https://doi.org/10.22206/cyed.2021.v5i1. pp55-74

Flores, D. P., Consuegra, M. A. J., & Sandoval, C. N. (s/f) El material didáctico como recurso de enseñanza para mejorar el cálculo mental de las operaciones básicas en el nivel primario. VIII Congreso Iberoamericano de educación matemática. Libro de actas. ISBN 978-84-945722-3-4, 71-78

Porras, M. (2022). El juego como método didáctico en el aprendizaje de operaciones básicas. Aibi revista de investigación, administración e ingeniería, 10(1), 52-58. Doi:10.15649/2346030X.2145

Posso, A. E. & González G. (2008). El proceso enseñanza - aprendizaje de las operaciones básicas en matemáticas. Si son operaciones básicas, ¿por qué es tan difícil? Entre Ciencia e Ingeniería Año 2. No. 4 138 - 153

Pujos, L. J. (2021) Estrategias didácticas y el aprendizaje de las operaciones fundamentales. Trabajo de titulación previo a la obtención del Grado Académico de Magíster en Educación Mención Enseñanza de la Matemática. Universidad Técnica de Ambato

Solórzano, D. & Gutiérrez E. V. (2023). Gamificación como estrategia didáctica para el aprendizaje de operaciones básicas con números enteros. MQRInvestigar 7(3), 3950-396

Vargas, N. A. V., Vega, J. A. N., & Morales, F. H. F. (2020). Aprendizaje basado en proyectos mediados por TIC para superar dificultades en el aprendizaje de operaciones básicas matemáticas. Boletin Redipe, 9(3), 167-180

Publicado

2024-11-01

Como Citar

Córdova-Carrasco, A. V., Galeas-Cadena, J. A., & Naranjo-Vaca, G. E. (2024). Estratégia de ensino lúdica para aprendizagem de cálculo com operações básicas no sétimo ano. Sociedade E Tecnologia, 7(S1), 16–29. https://doi.org/10.51247/st.v7iS1.489

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)